PARECER CREMEC Nº 19/99

04/10/99

 

 

PROCESSO CONSULTA - CREMEC Nº 3286/99

INTERESSADO: Dr. Francisco Eron Mendes Moreira

RELATOR: Conselheiro  RAFAEL DIAS MARQUES NOGUEIRA

ASSUNTO: Solicitação de Parecer sobre período para Exame pós-operatório em cirurgia oftalmológica

 

 EMENTA: É recomendável o  médico rever o paciente submetido a cirurgia oftalmológica decorridas vinte e quatro horas após o ato cirúrgico.

 

 CONSULTA:

 

 O Dr. Francisco Eron Mendes Moreira solicita deste Conselho parecer técnico esclarecendo o período mínimo e o máximo indicados para a realização do primeiro exame pós-operatório de cirurgia de pterígio com recobrimento conjuntival.

 

PARECER:

           

                                             A cirurgia oftalmológica em geral é realizada com anestesia local, tendo o paciente, na maioria dos casos, alta precoce em torno de 2 a 4 horas após  a cirurgia. A cirurgia de Pterígio não requer internamento e o paciente tem alta imediatamente após o ato cirúrgico.  

 Qualquer que seja a cirurgia oftalmológica, não havendo complicações,  o bom senso requer que o paciente seja visto logo após as primeiras vinte e quatro horas decorridas do ato cirúrgico, tempo em que poderão surgir complicações e estas serem  tratadas com  segurança e precocemente.

 

 

 CONCLUSÃO:

 

Achamos que, 24 horas após realizada a cirurgia, é recomendável o cirurgião rever o paciente para prevenir complicações e, em caso de havê-las, tratá-las de modo precoce.

 

 

Este é o parecer s. m. j.

 

 

Dr. Rafael Dias Marques Nogueira

Conselheiro - oftalmologista