PARECER CREMEC N 34/2002

16/12/2002

 

 

Processo Consulta Protocolo CREMEC n 2716/02

Assunto: Turbinectomia realizada por Cirurgião Plástico

Relatores: Câmara Técnica de Cirurgia Plástica

Dr. Francisco de Assis Montenegro Carvalho

Dr. Edson Menezes da Nóbrega

 

EMENTA: O cirurgião plástico está habilitado, do ponto de vista técnico, a realizar o procedimento denominado "turbinectomia"

 

CONSULTA

            Médico cirurgião plástico vem solicitar ao CREMEC averiguar e definir a posição da auditoria da UNIMED quanto às "glosas" repetidas do procedimento Turbinectomia (AMB: 5103020-9) executado pelos cirurgiões plásticos. Observa que não há outro código para tal procedimento e anexa carta de defesa encaminhada à auditoria da UNIMED Fortaleza.

PARECER

            Considerando que o cirurgião plástico possui treinamento cirúrgico e conhecimento anatômico da região naso-faríngea, estando qualificado para atuar nessa área; considerando que vários procedimentos médicos são comuns a diversas especialidades, sendo assim citados separadamente na tabela da AMB.

            No entanto, alguns desses procedimentos, embora façam parte do domínio do cirurgião plástico, não possuem código especifico na referida tabela, o que não invalida a prática do profissional qualificado nessa região.

            Assim sendo, a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica entende que do ponto de vista técnico o cirurgião plástico está habilitado a realizar o procedimento "turbinectomia"

            É o nosso parecer.

 

Fortaleza, 08 de julho de 2002

 

Dr. Francisco de Assis Montenegro Carvalho

Dr. Edson Menezes da Nóbrega