PARECER CREMEC nº 17/2008

12/07/2008

PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC Nº 5693/07

ASSUNTO: Após reconstrução mamária com os músculos reto-abdominais, a reconstrução da parede abdominal com tela será paga como um procedimento ou estaria contemplado no procedimento principal?

INTERESSADO: Unimed de Fortaleza

PARECERISTA: Câmara Técnica de Cirurgia Plástica.



DA CONSULTA


Antes da existência de hérnia incisional que possa vir a ser causada pela doação de músculos reto-abdominais utilizados para a reconstrução mamária bilateral. Deverá a reconstrução da parede abdominal com tela ser paga como um procedimento ou estaria contemplado no procedimento principal?


DO PARECER


Aos vinte e nove dias do mês de outubro de dois mil e sete, estiveram reunidos na sede do CREMEC, todos os membros da câmara Técnica de Cirurgia Plástica para dar parecer referente a solicitação feita pela Unimed Fortaleza, protocolizada sob o nº 5693/07.

Considerando que, por ocasião da reconstrução mamária com o retalho transverso abdominal pediculado no músculo reto do abdomem, é criado um defeito anatômico na parede abdominal, defeito este mais acentuado quando são utilizados os dois músculos.

Assim, por ocasião da reparação da deformidade torácica, é criada uma deformidade abdominal.

Esta deformidade poderá ser tratada com a utilização de telas de Marlex ou similares.



DA CONCLUSÃO


É Parecer desta Câmara Técnica, que a reconstrução da parede abdominal seja considerada como um segundo procedimento, em área anatômica diferente, e como tal deverá ser paga.

Fortaleza, 12 de julho de 2008



Dr. Vitoriano Antunes Barbosa CREMEC 921


Dr. Francisco de Assis Montenegro Carvalho CREMEC 3369


Dr. Edson Menezes da Nóbrega CREMEC 1388